Como evitar golpes no empréstimo consignado

Saiba como evitar golpes no empréstimo consignado e veja quais são as taxas que fazem parte do Custo Efetivo total da operação de crédito.

Como evitar golpes no empréstimo consignado

É muito comum que as pessoas sofram golpes referentes a contratação de empréstimos consignados.

Por isso, é importante estar sempre atento para saber como se proteger desses golpes.

Mesmo com tanta informação disponível na mídia, algumas pessoas ainda acreditam que é preciso pagar taxas para contratar empréstimo e acabam caindo em golpes.

Depósito antecipado para empréstimo – evite golpes no empréstimo consignado

Os empréstimos consignados devem ser cedidos por instituições financeiras, bancos ou correspondentes bancários autorizados pelo Banco Central.

A concessão de um empréstimo é um serviço financeiro de facilitação de crédito a pessoas que precisam.

Desta maneira, por ser um serviço financeiro, existe um custo para que as suas operações possam ser realizadas.

Porém, os custos não podem ser cobrados do cliente de maneira direta. Todos as taxas, custos operacionais e administrativos já estão incluídos no Custo Efetivo Total (CET).

Custo Efetivo Total

O Custo Efetivo Total é o custo que a operação de crédito possui. É basicamente o total de todos os custos relativos à realização do empréstimo.

A soma do valor do CET é representada em um valor percentual ao ano.

O valor do Custo Efetivo total varia de acordo com cada instituição financeira. Por isso, é importante ficar atento para comparar o valor e as vantagens que são oferecidas por cada instituição. Assim você poderá escolher a melhor opção de crédito em cada caso.

Taxa de liberação de crédito

A taxa de abertura de crédito (TAC) é uma taxa cobrada por alguns bancos no momento da contratação de um empréstimo.

Porém, a cobrança dessa taxa é proibida por lei desde 30 de abril de 2008. Apesar da proibição alguns bancos e instituições financeiras continuam fazendo tal cobrança.

Se você for fazer a contratação de um empréstimo consignado não aceite fazer o pagamento antecipado de nenhum tipo de valor.

Todas as taxas da operação do seu crédito já estão inclusas no Custo Efetivo Total e qualquer cobrança a parte é uma ação ilegal por parte da instituição.

Taxas inclusas no valor do Empréstimo Consignado

As principais taxas inclusas no valor do empréstimo consignado são: taxa de juros, IOF, taxa de análise de crédito, seguros, entre outras. Essas taxas irão formar o valor do Custo Efetivo Total do seu empréstimo.

Antes de contratar um empréstimo consignado é muito importante comparar o valor de cada taxa que você terá que pagar.

Fazendo esta comparação será muito mais fácil escolher a melhor opção de empréstimo para você.

O que fazer em caso de suspeita de fraude?

Para não cair em uma fraude é muito importante observar todos os detalhes da operação e não aceitar fazer nenhum tipo de pagamento avulso.

Mas se você foi vítima de algum tipo de golpe é preciso agir rápido. Você deve entrar em com o INSS e solicitar o bloqueio do seu empréstimo consignado.

Em seguida, procure um advogado especializado para conseguir ter o valor da operação ressarcido e até mesmo ser indenizado.

Uma boa dica para evitar golpes é sempre contratar o seu empréstimo em uma instituição financeira conhecida e confiável.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.