Garantias do Empréstimo Consignado: O que você precisa saber?

Garantias do Empréstimo Consignado: O que você precisa saber?

Um empréstimo consignado é uma operação de baixo risco para as instituições financeiras e por isso oferece para os clientes uma das taxas de juros mais baixas do mercado.

Fazer um empréstimo consignado é algo que muitas pessoas desejam para equilibrar as contas pessoais. Isso nem sempre é possível, pois poucas pessoas tem o perfil requerido para a liberação dessa linha de crédito.

No entanto, os trabalhadores celetistas também podem fazer a solicitação de crédito consignado a partir da utilização da garantia do FGTS.

O Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal liberaram essa nova linha de crédito que irá beneficiar os trabalhadores. Confira a seguir detalhes desta operação e o que é preciso para solicitar esta linha de crédito.

Empréstimo consignado com garantia do FGTS

Se você precisa adquirir um empréstimo para quitar dívidas, esta pode ser uma opção interessante. O credito consignado traz grandes vantagens para quem precisa de dinheiro rápido.

Se você é um trabalhador celetista, é possível solicitar a liberação do seu FGTS para utilizar como garantia para um empréstimo consignado.

Quem deseja adquirir a essa modalidade de crédito precisa se dirigir primeiramente à Caixa Econômica Federal para fazer a solicitação.

A Caixa foi o primeiro banco a aderir a essa nova linha consignável. Por ser o banco que gerencia o FGTS, a Caixa criou um sistema que identifica o valor da margem consignável que cada cliente possui, e a partir dessa informação poder realizar uma simulação de empréstimo consignado.

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

O empréstimo consignado com garantia do FGTS funciona de maneira similar ao consignado convencional.

Ele também segue algumas regras importantes. O limite da margem consignada não pode ultrapassar 30% do salário do beneficiário, e os juros dessa linha de crédito não podem ser maior que 3,5% ao mês.

Mas diferente do consignado convencional, o cliente tem até 48 meses para quitar toda a dívida do empréstimo.

Além disso, o cliente não pode utilizar todo o seu FGTS como garantia. Apenas 10% do saldo disponível do FGTS pode ser usado como garantia, além da multa rescisória em caso de demissão sem justa causa, que corresponde a 40% do valor total do fundo de garantia.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado com garantia do FGTS?

O crédito consignado tradicional é disponibilizado apenas para servidores públicos e para beneficiários do INSS.

Contudo, o empréstimo consignado com a garantia do FGTS é voltado para trabalhadores com carteira assinada.

É uma ótima opção para que estes trabalhadores consigam um empréstimo pagando uma tarifa bem menor do que outras modalidades de crédito.

Qualquer trabalhador que possui contrato com base na CLT pode solicitar o empréstimo consignado. Mas existem algumas regras para que esse tipo de operação seja possível.

A empresa contratante precisa ter convenio de empréstimo consignado ativo com o banco, que irá disponibilizar o crédito e o empregado precisa estar contratado por um período de no mínimo 12 meses.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.