Conheça o novo saque emergencial do FGTS para 2023

Conheça o novo saque emergencial do FGTS para 2022

Os trabalhadores que possuem contas ativas e inativas junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) terão direito a efetuar um saque extraordinário de até R$ 1 mil. O crédito será liberado a partir do dia 20 de abril e será viabilizado principalmente através da Caixa Econômica e Caixa Aqui.

Como funciona este saque emergencial?

Mediante toda situação emergencial pela qual o país vem passando, o Governo liberou um saque de até mil reais do valor que você tem no FGTS.

Agora, nesse momento, quem ainda não entendeu bem o funcionamento do FGTS, pode acabar ficando com um pouco de dúvida.

Primeiro de tudo, para que você entenda bem sobre o funcionamento deste saque, nós recomendamos que você baixe o app do FGTS. Após isso, faça o login.

Depois de passar pelo login, você estará em uma página onde mostra o seu saldo do FGTS.

Assim, com este saque emergencial, você pode escolher se quer fazer um saque de uma parte do valor que está no seu saldo do FGTS ou não. Isso não é algo obrigatório, não se engane.

Para realizar o saque emergencial, é necessário ter saldo suficiente no seu FGTS, além de precisar aguardar o mês certo para sacar, de acordo com o calendário e o mês de aniversário do trabalhador. Essas informações podem ser obtidas pelo aplicativo do FGTS.

Se você não está precisando de dinheiro agora e quer manter este dinheiro do FGTS guardado, você está no seu direito. Este é um saque feito para ajudar mais aquelas pessoas que estão precisando de dinheiro neste momento de emergência. Caso você não seja uma delas, não há motivos para fazer o saque.

Um ponto importante aqui é que, se você optar por não fazer este saque emergencial agora, é de suma importância que você entenda que não poderá sacar o valor que está no seu saldo do FGTS a qualquer momento. Este fundo de garantia não funciona dessa forma, portanto, é importante estar atento às situações em que você tem o direito de fazer um saque de uma parte do valor do seu FGTS.

Situações para sacar

Como já destacamos antes, para aquelas pessoas que preferirem não optar por fazer o saque do FGTS agora neste momento emergencial, pode ser que não tenha uma outra oportunidade para saque nos próximos momentos.

É claro que, em certos casos, você tem total direito de fazer este tipo de saque. Contudo, as ocasiões em que você pode sacar o valor que está no seu saldo do FGTS são muito específicas, logo, é importante estar atento.

Como uma recomendação, achamos importante que, mesmo que você não precise agora, você faça esse saque de até mil reais. Falamos isso porque, de modo geral, você só pode sacar o FGTS em ocasiões como:

  • Aposentadoria
  • Demissão sem justa causa
  • Fim do contrato
  • Entre outras

Nesse ponto, é importante aproveitar esta oportunidade de saque para que, no pior dos casos, você já tenha o dinheiro em mãos.

Antecipação das parcelas do saque-aniversário do FGTS

Algumas empresas, como a Lincred, oferecem a opção de antecipar parcelas do saque-aniversário do FGTS. Se você quiser saber mais sobre esta opção, basta acessar a página do produto aqui no site.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.