Autorregulação do crédito consignado: Como proteger seus direitos?
Já ouviu falar em autorregulação do crédito consignado? As pessoas estão cada vez mais informadas e preparadas para cobrar que os seus direitos sejam respeitados.
As instituições financeiras trabalhavam com um sistema ultrapassado e não conseguiam prestar um bom atendimento.
Diante desse cenário, algumas instituições decidiram criar a autorregulação do crédito consignado.
Essa iniciativa tem como finalidade estabelecer regras que tem o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente, e tornar o processo de contratação de empréstimo consignado mais transparente e seguro.
O que você vai ler neste artigo
O que é a autorregulação do crédito consignado?
A autorregulação do crédito consignado foi criada pela FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos – e pela ABBC – Associação Brasileira dos Bancos.
O objetivo da autorregulação é melhorar o atendimento ao cliente que utilizam ou utilizarão o crédito consignado.
É um conjunto de medidas que foi criado pelo sistema financeiro com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.
Os bancos já perceberam que é preciso melhorar o relacionamento com os clientes e por isso estão trabalhando para encontrar meios de fazer isso com eficiência.
Principais objetivos da autorregulação do crédito consignado
A autorregulação do crédito consignado foi desenvolvida com alguns objetivos principais. Entre eles:
- A criação e implementação de um sistema de bloqueio de ligações que fazem com que o consumidor decida se quer receber ofertas. Deste modo evitamos causar transtornos a pessoas que não tem interesse em contratar credito consignado.
- A criação de uma base de dados que permita monitorar a satisfação dos clientes através do registro de reclamações ou elogios.
- Investir na implementação de um sistema de transparência, garantindo a oferta correta do produto e evitando o assédio comercial.
- O objetivo principal para essa série de medidas é garantir um ambiente mais regulado e seguro, que esteja preparado para atender os clientes da melhor maneira possível.
Adesão dos bancos à autorregulação do crédito consignado
Os bancos interessados em aderir às medidas de autorregulação podem participar voluntariamente.
A autorregulação não é uma medida obrigatória por lei, como o próprio nome já diz é uma regulação feita pela própria instituição financeira que demonstrar interesse.
Mas, participar dessa iniciativa é muito vantajoso para os bancos. Os clientes sempre irão preferir uma instituição financeira que tenha um atendimento melhor.
Então, consequentemente aplicar medidas de autorregulação irá atrair a atenção de mais clientes e pode gerar um aumento no número de contratos.
Não perturbe
Muitas pessoas estão cansadas de receber ligações de serviços de telemarketing que não são interessantes. Na verdade, é algo que pode até chegar a atrapalhar a rotina das pessoas.
Pensando nisso, a FEBRABAN e a ABBC criaram um sistema parecido ao “Não perturbe” para melhorar a experiência dos clientes.
Com esse serviço, os clientes que não desejam receber ofertas de crédito consignado podem cadastrar o seu número de telefone e solicitar o bloqueio desse tipo de chamada.
E se algum banco ou correspondentes não respeitarem a vontade do cliente, poderão ser notificados ou multados. Contudo, o cliente pode voltar atrás a qualquer momento e cadastrar novamente o seu telefone para voltar a receber ofertas.
Equipe Editorial Lincred
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Observações: devido à dinâmica do mercado financeiro, as informações descritas nos artigos podem sofrer alterações sem aviso prévio e podem estar, em alguns casos, desatualizadas em relação às legislações vigentes. Ao ler este conteúdo você concorda com estes termos. Sempre consulte sua instituição financeira antes de contratar qualquer produto de crédito.
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