Como calcular margem para empréstimo consignado

Como calcular margem para empréstimo consignado

Muitas dúvidas aparecem na hora de entender como calcular margem para empréstimo consignado em 2024.

Saiba o que é margem consignável e como fazer para descobrir qual é o valor da sua margem antes de solicitar um empréstimo consignado.

Um empréstimo consignado é uma solução financeira utilizada por muitas pessoas que precisam obter dinheiro rapidamente a uma taxa de juros consideravelmente baixa.

Se você pensa em solicitar um empréstimo consignado, certamente deve pesquisar muito bem sobre o assunto antes de assinar um contrato.

Uma das dúvidas mais comuns que as pessoas costumam ter sobre esse tipo de crédito, diz respeito a margem consignável. Mas como saber qual é a sua margem para empréstimo consignado e onde consultar estas informações?

Neste texto iremos abordar o conceito de margem consignável para empréstimo e como fazer para calcular e consultar o seu valor.

O que é margem consignável?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é a margem consignável. A margem consignável para empréstimo se trata basicamente do quanto pode ser descontado de empréstimo consignado da renda fixa de uma pessoa.

Ou seja, é o valor máximo que pode ser descontado em folha para o pagamento de um empréstimo consignado.

Este tipo de controle acontece para que a renda das pessoas não fique comprometida apenas com o pagamento de empréstimos.

Como calcular margem para empréstimo consignado em 2024

O percentual de margem consignável é calculado com base no valor do salário. Nenhuma instituição financeira pode ultrapassar o limite da margem consignável no momento de oferecer a linha de crédito.

O valor limite para a margem de empréstimo consignado é de 30% do valor total do salário do solicitante. Isso quer dizer que a parcela do empréstimo não pode ultrapassar o valor de 30% do salário do beneficiário.

Consideramos então que quem recebe um salário de 10 mil reais, possui uma margem de 3 mil reais e pode comprometer apenas esse valor com o pagamento das parcelas de um empréstimo consignado.

A margem é uma base que serve para proteger o beneficiário de um possível endividamento causado pelo excesso de empréstimos consignados.

O 13º salário, férias e qualquer tipo de auxílio não entram no cálculo da margem consignável, o percentual considera apenas o valor fixo do salário.

Quanto posso tirar de empréstimo consignado?

Já falamos sobre como calcular a margem consignável para empréstimo, mas como saber se tem margem no INSS?

É preciso saber o valor correto da sua margem para poder chegar ao valor real que poderá solicitar no empréstimo.

Para saber o valor que você pode solicitar de empréstimo consulte a sua instituição financeira, e consulte também outras instituições para saber quais oferecem uma proposta de crédito mais vantajosa.

Em alguns casos pode ser interessante fazer uso da margem complementar para aumentar o valor solicitado no empréstimo.

O valor da margem complementar é calculado com base em 5% do valor total do salário e pode ser uma opção para quem deseja contratar um valor maior.

A margem complementar é derivada do cartão de crédito consignado, e como o próprio nome já diz é uma margem complementar, deve ser utilizada com cautela em momentos de real necessidade.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.