Veja como funciona o saque-aniversário FGTS

Veja como funciona o saque-aniversário FGTS e também confira se você tem o direito ao saque do benefício.

Veja como funciona o saque-aniversário FGTS

Neste artigo, vamos ver como funciona o saque-aniversário FGTS e como proceder no quando você tem  direito ao benefício. A Caixa Econômica Federal libera dois tipos de saques pelo FGTS, que são direitos do trabalhador, mas são duas modalidades diferentes de sacar o FGTS.

Por isso, vamos explicar como funcionam as duas modalidades dos saques do FGTS e quando acontecem. Também explicaremos quem são trabalhadores que possuem o direito ao benefício, e como e por onde recorrer ao seu FGTS. Além disso, a Caixa disponibiliza várias informações na sua página do FGTS.

Além de nossas informações aqui neste artigo, também vale a pena checar os detalhes mais formais pelos canais virtuais da Caixa Econômica Federal, que organiza o FGTS. Com isso, você fica por dentro de todos detalhes mínimos e também já cadastra seu login para acessar a conta do saque-aniversário FGTS.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é um direito do trabalhador formal, concedido no ano de 1966, a fim de criar uma estabilidade após a demissão da empregadora. Claro que, existem algumas exceções em que o FGTS não entra em vigor, como por exemplo, um  funcionário ao ser demitido por justa causa.

O FGTS é um imposto que o empregador paga ao governo federal com uma porcentagem de 8% mensal para manter o trabalhador na empresa formalmente. Sendo assim, o empregado não desembolsa para manter o FGTS.

O FGTS é um direito de qualquer cidadão que tenha vínculo empregatício em CLT (conhecido como Carteira de Trabalho).

No entanto, em caso de demissão ou aposentadoria, até mesmo, serve como pagamento para parte de financiamentos imobiliários promovidos pelo governo. Daí sim, o dinheiro fica disponível para saque do FGTS rescisório. O FGTS é um direito de qualquer cidadão que tenha vínculo empregatício em CLT (conhecido como Carteira de Trabalho). Lembrando que o Fundo de Garantia não é benefício, e sim um direito.

Quais os tipos de FGTS?

Existem dois tipos de FGTS, o FGTS-Rescisório, que é quando um trabalhador se desliga de uma empresa, obtêm os direitos de rescisão. E também o Saque-aniversário FGTS, que é o dinheiro disponível da reclusão do  FGTS, que ele poderá sacar no mês do aniversário do trabalhador.

E durante o seu mês de nascimento, você pode fazer um saque  de até 40% do saldo do seu FGTS. Vale ressaltar que você tem até o último dia do mês de aniversário para fazer a solicitação do seu dinheiro.

Como antecipar FGTS?

O saque-aniversário FGTS, como é chamado, é uma nova modalidade da Caixa Econômica Federal, para que os trabalhadores tenham a chance de tirar um dinheiro extra anualmente. Para isso acontecer, não é necessário a pessoa estar desempregada, sendo assim, a pessoa tendo um saldo no FGTS pode fazer o saque-aniversário.

Apesar desse benefício, existe um porém, que ao sacar parcialmente todo ano, assim que o empregado for desligado da empresa, o valor do FGTS não vai ser integral. Por isso, muitos trabalhadores optam por não sacar anualmente e deixar render para caso percam o emprego ou então no momento de sua aposentadoria.

Como solicitar o saque-aniversário FGTS?

Para solicitar o saque- aniversário é muito simples. Basta baixar o aplicativo pelo Google Play (celulares Android) ou App Store (usuários de iPhone) e se cadastrar. Ao se cadastrar tanto pelo aplicativo ou no site oficial da Caixa Econômica Federal, basta preencher com o seu CPF  e alguns dados empregatícios que o banco pede para em caso de “esquecer a senha”.

A solicitação é bem prática, simples e rápida:

  • Pela tela principal do aplicativo, vá em “Faça a opção pelo Saque Aniversário”;
  • Logo aparece os termos de direitos e obrigações ao consumir, basta ler e aceitar;
  • Assim que aceito os termos, opte pelo Saque-Aniversário;
  • Escolha entre Créditos em conta Caixa ou Transferência Bancária (TED);
  • Entre com os seus dados e confirme;
  • Escolha entre os dias 1 e 10 para o saque e verifique antes as diferenças cabíveis entre as datas;
  • Logo só tocar em “Continuar” e, após, “Continuar mais uma vez”.

Pronto! Aqui você terá solicitado o seu saque-aniversário, lembrando que tem que ser no mês do nascimento, como consta no documento de identidade.

Assim que feito esse passo a passo, o saque-aniversário FGTS automaticamente será realizado em sua conta pelo dia que você acabar de solicitar.

Para quem deseja receber o FGTS aniversário no mesmo ano, é necessário a mudança de planos até o último dia do mês do aniversário.

No caso, quem preferir, também existe a possibilidade de fazer pelo caixa eletrônico do próprio banco Caixa, na agência. Assim, sempre tem um auxiliar com o crachá de identificação e uniformizado para ajudá-lo em caso de dúvidas.

Nunca revele sua senha de banco ou qualquer informação bancária a estranhos.

Conclusão: O saque-aniversário vale a pena ou não?

O saque-aniversário FGTS é um benefício a fim de um auxílio anual do que pode ser sacado anualmente, com objetivo de impulsionar a economia. Por isso, o Governo libera anualmente uma quantia parcial do fundo para quem está na lista dos direitos trabalhistas.

Antes de tudo, avalie todas as tabelas, calendários e informativos nos sites e aplicativos da Caixa Econômica Federal e FGTS.

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo sobre FGTS: Saque-aniversário. Fique por dentro de todos outros artigos relacionados nos links do nosso blog.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.