Aprenda a escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

Aprenda a escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

Dentre muitas opções de linhas de crédito, agências credoras e bancos à disposição, torna-se difícil chegar a uma decisão.

Mas, se você é aposentado ou pensionista do INSS confira como escolher o melhor empréstimo consignado para aposentados.

Saiba como é possível ter as melhores vantagens de crédito e tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo consignado.

Em todas as idades é comum termos necessidades financeiras, sejam elas um imprevisto ou até mesmo um gasto emergencial, a realidade é que nunca saberemos quando acontecerão.

Contudo, ainda que se encontre em uma situação dessas, não há necessidade de preocupação ou aflição. Pois, se for bem utilizado um empréstimo consignado pode representar uma grande ajuda, solucionando seus problemas e resolvendo as dívidas.

Além disso, o empréstimo consignado também pode ser utilizado para realizar um sonho ou algum investimento, algo que você esteja adiando pela falta de recursos financeiros.

Aliás, sem dúvida alguma, nestas situações o empréstimo consignado consiste em um aliado muito importante.

Portanto, confira quais são os benefícios desta linha de empréstimo e o motivo de considerá-lo uma ótima alternativa para sua economia.

Vantagens do empréstimo consignado para aposentados

Por que o empréstimo consignado é a melhor escolha para aposentados?

Também conhecido como crédito consignado, o empréstimo consignado do INSS é destinado não apenas a aposentados como também para pensionistas.

Ao comparar o empréstimo consignado com outras modalidades de crédito, o consignado para aposentados e pensionistas oferece taxas de juros mais baixas que os demais empréstimos.

Certamente esta é uma das maiores vantagens, visto que apresenta melhores condições de crédito para aqueles que estão precisando tomar um fôlego diante das dívidas e necessitam de dinheiro.

Sobretudo, existe uma boa notícia. Atualmente houve uma redução do teto dos juros do empréstimo consignado pelo Conselho, que passou de 2,08% para 1,80% ao mês para empréstimo, o que chega a significar um valor até mais de dez vezes menor que a taxa de juros do cartão de crédito.

E para o cartão consignado a taxa de juros representa 2,70% ao mês, nada mal também.

Porém, esse não é o único benefício que essa modalidade de empréstimo oferece. Deseja entender mais sobre o empréstimo consignado para aposentados? Confira a seguir como o empréstimo consignado do INSS funciona.

Como o empréstimo consignado funciona?

O empréstimo consignado INSS tem suas parcelas descontadas diretamente do benefício mensal.

Ou seja, diferentemente de outras linhas de empréstimo, no crédito consignado as parcelas são descontadas diretamente da aposentadoria ou pensão, em outras palavras, o valor é debitado antes que o benefício caia na conta.

Para o cartão de crédito consignado o mesmo ocorre, no entanto, há uma pequena diferença: o valor debitado automaticamente reflete 5% da fatura.  Esse valor representa a margem consignável específica para utilizar nessa categoria de gasto.

Ou seja, representa o valor máximo da renda ou benefício que pode ser destinado à despesa, no caso o empréstimo consignado.

Além disso, nesta modalidade de empréstimo não há risco de inadimplência, pois como é descontado diretamente do benefício, o banco é assegurado do pagamento, isto é, o beneficiário não tem o risco de deixar de pagar a parcela ao banco.

O empréstimo consignado pode ser usado com inúmeros objetivos, desde a quitação de dívidas mais altas ou até mesmo para salvar o beneficiário do cheque especial, assim como também pode ser utilizado para quitar o financiamento de um carro ou imóvel.

Aliás, mesmo que o beneficiário esteja com o “nome sujo” ou negativado, é possível realizar a contratação do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.

Desse modo, essa pode ser a melhor alternativa para pagar outras dívidas mais caras e, enfim, limpar o seu nome, voltando então a ter crédito na praça.

O empréstimo consignado para aposentados pode ser quitado no prazo máximo de 72 meses

Confira algumas dicas para escolher o melhor empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.

Seja cartão de crédito consignado ou empréstimo, é essencial escolher o melhor empréstimo consignado para aposentados, para isso a dica é simples: busque as melhores condições.

Mas, afinal como saber qual é a melhor opção? Como ter essa certeza em pouco tempo? Onde e como buscar esclarecimentos sobre o empréstimo consignado?

Quer solucionar todas as suas dúvidas? Então confira algumas dicas que irão ajudar a esclarecer tudo sobre essa modalidade de crédito.

1. Compare as taxas de juros

Antes de contratar qualquer empréstimo, o ideal é comparar suas taxas. Ainda que muitas pessoas pensem que não haja outros custos, as parcelas do empréstimo consignado para aposentados não compreendem apenas taxa de juros.

Desse modo, é muito importante estar atento e fazer comparações entre as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) de diferentes empréstimos, antes de definitivamente assinar o contrato.

Aliás, é essencial considerar que nem sempre uma taxa de juros mais baixa será realmente mais vantajosa em um empréstimo, pois a totalidade de outros custos podem ser maiores.

Isso ocorre porque ainda que a taxa de juros nominal do cartão e empréstimo consignado para Aposentados seja regida pelo teto regulamentado pelo INSS, o Custo Efetivo Total (CET) podem haver muitas variações entre as instituições.

Portanto, o ideal é realizar a simulação online do empréstimo consignado para aposentados. Desse modo, você poderá comparar o CET e as taxas de juros dos bancos em uma única consulta.

2. Verifique se a empresa tem autorização para fazer o empréstimo

Não é incomum o uso de esquemas e golpes para ludibriar as pessoas que procuram auxílio financeiro, o que gera variados tipos de problemas.

Portanto, para diminuir a chance de ser enganado, os segurados só devem fazer empréstimo consignado do INSS em bancos autorizados.

Além disso, é importante estar atento a instituições que oferecem vantagens inacreditáveis e extremamente fascinantes para não ser vítima de golpes e fraudes.

Vale ressaltar que não há necessidade de realizar nenhum pagamento ou depósito antecipado para o crédito consignado ser analisado ou liberado.

Ainda que seja uma atividade comum, configura crime e deve ser denunciado ao Banco Central.

E lembre-se, não precisa ser correntista do banco em questão para contratar o empréstimo consignado. Essa é mais uma vantagem dessa modalidade de crédito, que permite que você opte pela melhor proposta.

3. Confira os prazos de pagamento

Os aposentados e pensionistas do INSS que contratam o crédito consignado possuem até 72 meses para quitar o empréstimo, que é o prazo máximo tolerado, porém, é necessário considerar se as condições dadas estão dentro do seu orçamento.

O valor da taxa de juros está relacionado ao prazo, então quanto maior o prazo, maiores serão também os juros.

Desse modo, a renda do aposentado também ficará comprometida por maior período.

Contudo, ao considerar o mesmo valor solicitado inicialmente, mas com prazos mais curtos, significará que o valor da parcela será maior.

O que torna muito importante simular o empréstimo consignado online, assim é possível fazer a simulação de diferentes cenários e verificar qual se adequa mais à sua situação.

Também é importante lembrar que para evitar maiores endividamentos, o valor a ser solicitado em um empréstimo deve corresponder apenas ao valor que será usado.

Mas, saiba que você pode solicitar um novo crédito consignado sempre que necessitar, pois a margem consignável representa 30% do rendimento ou benefício, dessa maneira é possível ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

4. Verifique a idade máxima permitida para contratação do empréstimo

Os beneficiários de até 80 anos podem contratar o empréstimo consignado para aposentados, pois a maioria das instituições e agências financeiras aceitam realizar empréstimos para pessoas com mais de 70 anos.

Entretanto, é raro encontrar bancos que permitem empréstimos para beneficiários que tenham mais de 80 anos.

Mas, não há lei que regule a idade máxima, desse modo, cada banco tem liberdade para definir suas políticas de empréstimo.

É importante saber qual idade máxima o empréstimo consignado permite, pois isso influencia no prazo para pagamento e no limite de crédito liberado.

Assim, mesmo que tenha uma margem consignável de INSS disponível, o prazo e até o crédito podem ser menores.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.