Entenda em quais situações o Banco pode negar empréstimo

Descubra em quais situações uma instituição financeira pode recusar o crédito para um cliente ou solicitante

Entenda em quais situações o Banco pode negar empréstimo

O Banco pode negar empréstimos em quais situações?

Já tentou fazer um empréstimo junto a algum banco e teve o seu pedido negado? Entretanto, entenda nessa pauta quando o Banco pode se negar a fazer um empréstimo.

A primeira resposta é, sim! O banco pode recusar o pedido de empréstimos por vários motivos.

Em tempos de crise a procura por empréstimos aumenta muito, principalmente para os aposentados que têm os juros reduzidos, mas nem sempre possuem êxito em seu pedido.

Entretanto, cada instituição financeira tem os seus critérios de recusa ou concessão, normalmente elas seguem em sigilo.

Contudo, na maioria das vezes são questões que o cliente pode estar reparando, porém nem todos tem conhecimento de quais critérios devem seguir.

Na grande maioria das vezes as instituições costumam estar avaliando de acordo com o score da pessoa solicitante.

Esse score, nada mais é do que um sistema de pontuação que avalia quais as chances de o pagamento de suas contas ser quitado corretamente por um período de 12 meses consecutivos.

Entenda as 6 situações que levam o banco negar empréstimos

1 – O banco pode se negar a fazer um empréstimo: Quando o solicitante possui muitas dívidas e contas em atraso.

Esse sem dúvidas é um dos principais quesitos que o cliente pode ter o seu pedido de empréstimo negado por uma instituição financeira.

2 – Banco pode negar empréstimos: devido a crises na economia Situada no País ou até mesmo na instituição.

Crises econômicas geram maior número de inadimplência, seguidas de falta de emprego, salário baixo ou até impostos muito altos.

Podemos nomear uma crise econômica devido um cenário que o país esteja vivendo, bem como, a Pandemia causada pelo novo Coronavírus.

3 – A instituição financeira também pode negar-se a fazer um empréstimo devido à falta de garantias.

Ou seja, o solicitante não possui bens em seu nome, no caso haja falta de pagamento, ainda que possua uma boa renda para pagamento de suas parcelas.

4 – Pouca disciplina financeira também é uma das causas de os bancos podem negar empréstimos consignados.

A maneira como é utilizada a concessão de benefícios em outras instituições também são analisadas e levadas em consideração para a concepção do mesmo.

5 – A recusa também pode partir devido ao perfil pessoal que também entra em análise.

Estado civil, pessoas com trabalhos autônomos com valor de renda indefinidos (principalmente aqueles que recebem por comissões), todos esses critérios entram na análise de perfil pessoal do solicitante.

6 – Outro critério que é analisado e o banco pode negar empréstimos é o fato de renegociação das dívidas.

Por mais, que na maioria das vezes é algo que o banco disponibiliza para ajudar o cliente, é levado em consideração o fato da bola de neve.

Ou seja, o cliente vai comprando, comprando e chega a uma situação de não conseguir pagar o seu acordo e é preciso ser feito um reparcelamento das dívidas.

Conclusão

Contudo, vale deixar claro que cada caso é um caso e são questões que na maioria das vezes tem como o cliente reparar.

Mas, se você se encaixa em um dos perfis e precisa solicitar um empréstimo, procure uma instituição financeira e faça uma análise do que precisa ser reparado.

Lincred

Equipe Editorial Lincred

Somos especialistas em finanças e focados na geração de conteúdos relevantes sobre este tema, trazendo informações úteis para o seu dia a dia.

Avaliações de clientes

Saiba o que nossos clientes acham de nós.
Todos os depoimentos são enviados espontaneamente em nosso perfil do Google :)

Quer fazer um empréstimo?

A Lincred pode te ajudar a conseguir o dinheiro que você está precisando! Receba propostas de empréstimo de diferentes bancos e escolha a melhor para você.